O pensene é a unidade de manifestação da consciência. O estudo da própria pensenidade (conjunto de pensenes emitidos) é uma forma de ampliar o autoconhecimento. O termo pensenograma foi proposto pelo pesquisador Waldo Vieira para nominar a planilha técnica empregada na pesquisa da consciência através da abordagem da Pensenologia. Com essa ideia em mente foi desenvolvido o método de estudo e avaliação da pensenidade apresentado neste artigo. O método aqui proposto visa ser uma versão do pensenograma e este artigo tem como objetivo principal descrevê-lo na íntegra assim como sua forma de aplicação. O desenvolvimento do pensenograma deu-se prioritariamente através de autopesquisa, estando a mesma fundamentada no paradigma consciencial. O método divide-se em duas fases consecutivas: registro de pensenes e posterior análise, através de técnicas conscienciológicas. O pensenograma mostrou-se útil à autora, promovendo o aumento da autopercepção e autoconhecimento quanto à pensenidade, facilitando reciclagens evolutivas; entretanto, faz-se necessário sua aplicação por um número maior de pesquisadores para validação do método.
A síndrome do conflito de paradigmas (SCP) é a morbidade que ocorre quando a conscin intermissivista, após entrar em contato com o paradigma consciencial e reconhecer suas ideias e princípios como avançados, não consegue fazer a reciclagem pensênica ou mudança de paradigma, permanecendo em condição aquém da sua capacidade evolutiva. A SCP foi identificada pela primeira vez em 1994, durante atendimentos consciencioterápicos no Núcleo de Assistência Integral à Consciência (NAIC). Porém, apesar de já ter sido observada há mais de uma década, ainda não foi descrita. Os objetivos deste artigo são propor ao meio científico a SCP (neopatologia consciencial), permitindo sua análise, estudo, crítica e possível validação por um número mais amplo de pesquisadores e habilitar o indivíduo portador de SCP para o autodiagnóstico e a autoterapêutica dessa patologia (autoconsciencioterapia). Para isso foram estudados casos de indivíduos portadores da SCP de modo retrospectivo e prospectivo, além dos
dados provenientes da prática clínica enquanto consciencioterapeutas dos autores. Esta pesquisa resultou na descrição de um perfil sindrômico coeso e distinto dos já existentes, validando a hipótese inicial de existência dessa síndrome. São apresentados os resultados encontrados quanto à etiologia, fisiopatologia, grupos de risco, quadro clínico, evolução clínica, diagnóstico e terapêutica.
Conscientia Juliana Carvalho, Francisco Carvalho Vol. 15 - N. 1 - 2011 (2011-06-30)
O artigo aborda a auto-estima sadia e a patológica sob o enfoque do paradigma consciencial, apresentando as principais características e um exemplo de mecanismo de funcionamento que pode ocorrer na conscin com auto-estima patológica. O estudo foi embasado em autopesquisa e auto-experimentação da autora através de técnicas autoconsciencioterápicas, heteroobservações e revisão bibliográfica específica. São apresentados técnicas para a qualificação da auto-estima e indicadores de melhoria.